Home Offices

Diferentemente de quando surgiu, o Home Office era utilizado por profissionais, na sua maioria por autônomos, expandiu seu conceito e transformou-se em um ambiente importante da vida moderna. Muito mais do que um espaço exclusivo de trabalho, hoje o Home Office tornou-se multiuso, servindo para tarefas simples como estudo, leitura, organizar a vida doméstica e afazeres burocráticos do nosso dia-a-dia.


Ter um escritório em casa seja para uma pequena empresa ou administrar atividades domésticas, esta tem sido uma solicitação cada vez mais frequente das pessoas. Atraídas pelo aumento na qualidade de vida, produção e economia de tempo, muitas buscam desenvolver seu trabalho sem o caos urbano que reina na maioria das nossas capitais, evitando gastos com locomoção e alimentação fora de casa.

Seja qual for seu objetivo, montar o seu Home Office exige alguns cuidados, organização, planejamento e sensibilidade. O primeiro passo é definir quais atividades serão desenvolvidas e os horários, a partir destas informações você poderá determinar qual lugar da casa será mais apropriado e então criar estratégias para melhor aproveitar o local escolhido.


Engana-se quem acredita que o Home Office pode ser em qualquer lugar da casa, busque por um que seja arejado e tranquilo, sem a circulação de pessoas. O ideal é que ele seja em um quarto separado, caso não seja possível, procure estabelecer seu espaço de forma que você seja capaz de diferenciar a sua vida pessoal da vida de trabalho. Outro equívoco é destinar a sala ou o canto da mesma, principalmente se você divide a casa com familiares. Caso more sozinho não pense em utilizar a mesa de jantar, além de não oferecer o devido conforto para esta função, você será obrigado a arrumar e a desarrumar o espaço a cada jornada.

Assim como o espaço, o mobiliário e a decoração são essenciais, afinal de contas, você irá passar boa parte do seu dia neste ambiente e justamente por isso ele deve ser prático, funcional, agradável e com personalidade. Portanto não basta investir em um mobiliário bonito e incrementado, pense no conforto e postura. Um conjunto de mesa e cadeira inadequadas ao seu tamanho lhe proporcionarão prejuízos a sua saúde como dores e incômodos nas costas. Na hora de comprarmos a cadeira somos supereconômicos e esse é um dos maiores erros que podemos cometer, procure pelas ergonômicas, existem diversos tipos com ajustes de altura, braços de apoio e até com função relax.


Para as mesas, ter uma enorme nem sempre resolve tudo, o importante é que ela tenha espaço suficiente para acomodar o seu equipamento enquanto desenvolve suas atividades. No mercado existem diversos tipos e formatos de mesas, como as compactas, escrivaninhas, estações de trabalho e etc. Inclusive uma ótima sugestão para a posição da sua mesa é de frente para a janela, assim você terá aproveitará da iluminação natural durante o dia.

E em se tratando de iluminação, invista em uma iluminação artificial, um espaço bem iluminado é também fundamental, traz ânimo e alegria ao seu ambiente. Por isso procure ter uma iluminação bem distribuída, sendo homogênea para todo o seu Home Office e pontos focais para as áreas de leitura.


Montar um escritório em casa não significa que ele deve ser básico e neutro como um convencional, muito pelo contrário, deixe-o com a sua cara. O importante, de qualquer forma, é ter um espaço seu destinado para o trabalho. E adaptar-se bem a ele com as ferramentas que precisa.

Quer receber nossas novidades? Nos envie seu e-mail

Todos os direitos reservados © 2020 Studio Marcelo Bastos